sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Autarquia e a politica dirigida à Juventude


            Se queremos projectar uma cidade para o século XXI temos de apontar a nossa acção no sentido de preparar o futuro, sendo que preparar o futuro é apostar naqueles que o vão construir, ou seja, os actuais jovens e aqueles que o serão a breve prazo.
            A juventude representa a transição da infância para a idade adulta, num processo contínuo, gradual, de integração autónoma na sociedade, fazendo a sequência de gerações, uma passagem de testemunho contínua que vai renovando e perpetuando a humanidade.
            A autarquia deve criar condições para que essa integração, essa passagem de testemunho, se faça trazendo mais-valias para a comunidade, sabendo capitalizar as particularidades específicas deste grupo de cidadãos na primavera das suas vidas.
            Temos hoje provavelmente a geração mais bem preparada, com melhor formação de todos os tempos em Portugal, mas, paradoxalmente, teremos, se nada for feito em contrário, toda uma geração perdida e desaproveitada, condenada a sobreviver exercendo funções indiferenciadas que em nada tiram partido do investimento feito na sua formação.
            A autarquia deve aproveitar o activo que representa a juventude para implementar e consolidar políticas que reforcem o papel desta importante faixa da população, com mais visão e outro posicionamento estratégico face às novas tecnologias, mais apetência para a inovação, mais sensíveis para a problemática do ambiente, mais abertos para a cultura e para o desporto, de modo a que possam ser um contributo capaz de potenciar a qualidade de vida da comunidade.
            Um dos grandes problemas da juventude é a sua entrada no mercado de trabalho, pelo que a autarquia deve procurar condições para os jovens poderem enfrentar melhor os desafios que hoje se colocam neste domínio, encaminhá-los para saberem responder às exigências das novas formas de emprego, respondendo a esse repto com mais formação, empreendedorismo e inovação.
            Corresponde a esta faixa etária a entrada, a frequência e a conclusão da vida académica, com todas as componentes que rodeiam esta realidade, sendo que uma grande parte dos nossos municípios têm instituições de ensino superior, razão pela qual a vida académica interfere e deve ser parceira da actividade do município.
Pensar em juventude é pensar também em associativismo juvenil, seja a nível académico, político, acção social, desportivo, artístico, podendo isso ser encarado sob a perspectiva do lazer e ocupação dos tempos livres ou sob a perspectiva da maturação do seu sentido cívico e de cidadania. A autarquia pode apoiar as colectividades resultantes do movimento associativo em termos logísticos, com cedência de espaços ou equipamento, mas também em termos de formação, estimulando a sua participação na vida cultural, desportiva, social e política.
Para abrir novos horizontes é pertinente promover o intercâmbio cultural entre jovens de municípios e países diferentes, permitindo que estes convivam com diversas realidades, tornando-os aptos a introduzir na nossa cultura factores capazes de potenciar as nossas mais-valias intrínsecas.
      Para gerir o tema específico da juventude no sentido de estruturar políticas dirigidas aos jovens, a autarquia pode colocar ao seu dispor ferramentas já experimentadas e validadas noutras autarquias tendentes a aproveitar o activo que representa a juventude. Uma dessas ferramentas é o Conselho Municipal de Juventude, organismo destinado a promover a coordenação de toda a política de juventude, articulando a acção municipal neste domínio e monitorizando o seu funcionamento com vista a maximizar os recursos disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário