terça-feira, 24 de abril de 2012

A Autarquia e o seu papel no campo da Cultura


            A Cultura é a trave mestra de qualquer civilização. Existem várias acepções e conceitos de Cultura, desde uns mais elitistas a outros que partem das suas raízes populares transmitidas entre gerações. De entre as várias definições possíveis, a mais apropriada é talvez a de Edward Tylor para quem a Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
            A Cultura está intimamente associada à Arte, da qual às vezes é erradamente tomada por sinónimo, pois a Cultura é muito mais do que isso, uma vez que os saberes populares, o artesanato, as tradições e a própria concepção social podem ser integrados num todo que constitui a Cultura.
            Igualmente ligada à Cultura está a Educação, principal meio difusor e perpetuador da Cultura no seio duma comunidade, pelo que é importante que seja a Escola um dos instrumentos preferenciais para a aproximar do cidadão, até pela capacidade das crianças e dos jovens em influenciar o seu ambiente familiar estimulando novos comportamentos.
            A integração de todas as formas em que se transfigura a Cultura é talvez o melhor meio de a promover na sociedade, sendo fundamental o papel de todos os órgãos políticos, desde a Junta de Freguesia atá ao governo, passando pelo poder Municipal.
            A Cultura está intimamente ligada ao desenvolvimento e os grandes avanços das sociedades humanas deram-se em povos para os quais a Cultura tinha um papel predominante, sendo os seus legados ainda hoje uma referência na nossa vida, desde o antigo Egipto, Grécia, Império Romano, o Império Árabe. Também os actuais expoentes da tecnologia, de que são exemplo os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha se afirmam no campo cultural e científico, sendo o mesmo válido para potências emergentes como a China e a Rússia.
            Promover a Cultura, nas suas várias apresentações, revela-se uma aposta no desenvolvimento de qualquer sociedade, pois temos visto que os povos embrutecidos têm dificuldade em cuidar de si próprios, acabando muitas vezes por cair nas mãos de políticos corruptos, de multinacionais sem pudor, os quais deles apenas se servem para explorar e colocar em permanente miséria económica e intelectual.
Uma das formas de promover a Cultura é a promoção da actividade artística, nas suas várias apresentações, como sejam a Literatura, a Pintura, a Escultura, a Música, as Arte Cénicas, a Dança, a Fotografia, o Cinema, a Arquitectura e mais recentemente as Artes Digitais, entre muitas outras possibilidades.
Para captar públicos novos para expressões artísticas com menos adesão poder-se-á tentar complementar num mesmo projecto as várias expressões artísticas de forma de as aproximar públicos-alvo diferentes.
No sentido de conseguir uma gestão racional e equilibrada dum objecto caro, mas imprescindível se ambicionarmos sair da mediocridade dum povo com cada vez menos expectativas, é necessário fazer um levantamento exaustivo de todas as capacidades instaladas, da sua real utilização, bem como das suas possibilidades, de modo a poder levar a Cultura a um público cada vez maior com custos relativamente contidos.
A autarquia deve implementar um plano estratégico que permita consolidar os espaços existentes para a actividade cultural e criar ou reconverter outros que permitam ser utilizados como veículos transmissores de Cultura.
Existem cidades que são referência exactamente pela sua actividade cultural, como Barcelona, Valência, Manchester, Toronto, Montreal e presentemente temos Guimarães como Capital Europeia da Cultura 2012.
A Cultura funciona também como polo agregador dos diferentes estratos sociais, esbatendo as suas diferenças, pelo que deve ser alargada a todas as camadas sociais de modo a permitir a criação de valores de cidadania e convivência democrática, convertendo todo o município num espaço de intercâmbio multicultural e de inclusão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário